Avaliação Neuropsicológica: o que é e para que serve?
- Luciana Cipovicci de Araujo Antunes
- 4 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
A avaliação neuropsicológica é um conjunto de testes que avalia de maneira profunda as habilidades e capacidades ligadas às funções cerebrais. A avaliação completa pode medir áreas como atenção, memória, linguagem, coeficiente de inteligência (Q.I.), habilidades viso-espaciais, habilidades acadêmicas e funcionamento sócio-emocional.
O benefício maior de uma avaliação neuropsicológica é diagnosticar eventuais distúrbios e transtornos emocionais ou físicos que causam prejuízo social e funcional durante toda a vida do indivíduo. Os resultados e recomendações que acompanham a avaliação devem orientar pais, professores e responsáveis, garantindo maior entendimento sobre o quadro apresentado pela pessoa avaliada. Mais do que identificar pontos fortes e fracos, a avaliação pode ser um divisor de águas se proporcionar alternativas para tratamento de qualquer problema que causa sofrimento ao indivíduo.
A avaliação deve ser realizada por um psicólogo clínico ou um neuropsicólogo, já que a observação clínica é fundamental para embasar qualquer diagnóstico. Devem ser consideradas as habilidades e competências demonstradas nos testes, mas também na rotina diária, na escola, no trabalho e em casa. Uma criança pode apresentar comportamento desatento ou hiperativo exclusivamente na escola, o que poderia indicar que há questões no ambiente escolar que a levam a tais atitudes, mais do que uma disfunção orgânica.
Em outros posts falaremos sobre situações que indicam a necessidade de uma avaliação neuropsicológica e que tipos de testes estão incluídos nela.
Comments